Idealizado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Educação, e realizado em parceria com empresas, fundações e institutos sociais, o GENTE é um novo conceito de escola, que se apropria integralmente de novas tecnologias educacionais e coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, e surge como o protótipo das escolas do futuro da Rede Municipal.
A unidade piloto do projeto funciona na Escola Municipal André Urani, na Rocinha, com capacidade inicial para atender 180 alunos do 7º ao 9º anos.
O GENTE é uma das 156 escolas de Ensino Fundamental que integram o programa de Educação Integral, que prevê a implantação do turno de sete ou oito horas em todas as unidades escolares da Prefeitura até 2020. A unidade também integra o programa Escolas do Amanhã, destinado a 155 escolas situadas em áreas conflagradas ou recém-pacificadas da cidade, e o Ginásio Carioca, que adota novos modelos de ensino do 7º ao 9º Anos.
A proposta é mudar o conteúdo, o método e a gestão: não haverá turmas, anos ou salas de aula.
Tablets e smartphones farão parte do material escolar dos alunos e docentes. O conteúdo, as habilidades e as competências serão desenvolvidos nas aulas digitais da Educopédia, plataforma que inclui material de suporte para professores, como sequencias didáticas com jogos digitais, vídeos e testes. As provas serão aplicadas por meio do sistema avaliativo Máquina de Testes, com correção automática e resultados imediatos.
Para ingressar no GENTE não houve pré-seleção: todos os alunos matriculados na Escola Municipal André Urani participam do projeto e, para isso, passaram por exames diagnósticos para identificar possíveis deficiências de aprendizagem, suas necessidades e seus estilos.
Parceiros que transformaram um sonho em realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário