A ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA - PAULO FREIRE foi palco, hoje, da assinatura do pacto carioca pela alfabetização, conforme noticiado pelo jornal O globo:
“o Pacto Carioca pela Alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, que estipula como meta alfabetizar os estudantes da rede pública aos 6 anos de idade. A iniciativa é um desdobramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa firmado com o Ministério da Educação, este mês. "
O documento é um compromisso da Secretaria que afirma que toda criança no final do 1º ano deve ser capaz de de ler textos adequados a sua idade. Além disso, o pacto tem mais dois eixos. Um deles afirma que todo aluno da Educação Infantil deve estar imerso em ambiente letrado e iniciando sua alfabetização. E o outro determina que toda criança ao final do 3º ano do Ensino Fundamental deve estar com a alfabetização consolidada.”
Um dos desafios para conseguir alfabetizar os estudantes no 1º ano é reduzir o número de faltas dessas crianças. Um levantamento da Secretaria municipal de Educação mostra que os alunos do 1º ano são os que mais deixam de ir à escola. No primeiro bimestre deste ano, 24% dos alunos dessa série tiveram 12 % ou mais de faltas, enquanto 8 % dos estudantes do 1º ano chegaram a 25% ou mais de faltas.
Um outro desafio é mudar a visão de dentro das próprias escolas. Como não há reprovação até o 3º do Ensino Fundamental, a alfabetização de muitos alunos acaba sendo diluída ao longo dos anos iniciais. Em 2010, a Secretaria implantou avaliações no início e no fim do 1º ano com o objetivo de verificar o processo de aprendizagem dos alunos. Segundo Cláudia Costin, no fim do ano passado, 83 % das crianças já estavam sendo alfabetizadas no 1º ano, na faixa dos 6 ano
A professora Magda Soares , a atriz Isabel Filardis, educadores e representantes das coordenadorias regionais de educação da PCRJ participaram do evento.
Magda Soares
“É preciso desmanchar essa idéia do livro como objeto sagrado; é sagrado
sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças”.
Magda Soares.
Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE - da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação. É autora de diversos livros.
Currículo Acadêmico
Livros Publicados
- Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2002.
- Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001.
- Letramento: um tema em três gêneros. 1a.. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. v. 1. 190 p.
- Literacy Assesment And Its Implications For Statistical Measurement. PARIS - TRADUÇÕES PARA O FRANC: UNESCO, 1992.
- Metamemória, memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.
- Português através de textos. São Paulo: Moderna, 1990. v. 4.
- Alfabetizacao No Brasil: O Estado do Conhecimento. BRASILIA: INEP/REDUC, 1989. 00151 p.
- Linguagem e Escola: Uma Perspectiva Social. SAO PAULO: ATICA, 1986. 00086 p.
- Travessia: Tentativa de Um Discurso da Ideologia. BELO HORIZONTE: AMIGOS DO LIVRO, 1982. 00095 p.
- CAMPOS, E. N. . Técnica de Redação: as articulações lingüísticas como técnica de pensamento. RIO DE JANEIRO: AO LIVRO TECNICO, 1978. 00191 p.
- Comunicação em Língua Portuguesa (Coleção Didática - 4 Volumes). RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1975.
Jornal O Globo
Artigo - Alfabetização e Letramento - Magda Soares[1]
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CAMINHOS E DESCAMINHOS Magda
Soares, Revista Pátio n.29 fev/abr 2004
Fotos: Rejane Farias.
WIKIPÉDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário