segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pacto pela alfabetização.




    A ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA - PAULO FREIRE foi palco, hoje, da assinatura do pacto carioca pela alfabetização, conforme noticiado pelo jornal O globo:

 “o Pacto Carioca pela Alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, que estipula como meta alfabetizar os estudantes da rede pública aos 6 anos de idade. A iniciativa é um desdobramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa firmado com o Ministério da Educação, este mês.  " 

        
                                    

    O documento é um compromisso da Secretaria que afirma que toda criança no final do 1º ano deve ser capaz de de ler textos adequados a sua idade. Além disso, o pacto tem mais dois eixos. Um deles afirma que todo aluno da Educação Infantil deve estar imerso em ambiente letrado e iniciando sua alfabetização. E o outro determina que toda criança ao final do 3º ano do Ensino Fundamental deve estar com a alfabetização consolidada.”
     Um dos desafios para conseguir alfabetizar os estudantes no 1º ano é reduzir o número de faltas dessas crianças. Um levantamento da Secretaria municipal de Educação mostra que os alunos do 1º ano são os que mais deixam de ir à escola. No primeiro bimestre deste ano, 24% dos alunos dessa série tiveram 12 % ou mais de faltas, enquanto 8 % dos estudantes do 1º ano chegaram a 25% ou mais de faltas.
     Um outro desafio é mudar a visão de dentro das próprias escolas. Como não há reprovação até o 3º do Ensino Fundamental, a alfabetização de muitos alunos acaba sendo diluída ao longo dos anos iniciais. Em 2010, a Secretaria implantou avaliações no início e no fim do 1º ano com o objetivo de verificar o processo de aprendizagem dos alunos. Segundo Cláudia Costin, no fim do ano passado, 83 % das crianças já estavam sendo alfabetizadas no 1º ano, na faixa dos 6 ano
     A professora Magda Soares , a atriz Isabel Filardis, educadores e representantes das coordenadorias regionais de educação da PCRJ participaram do evento.






                                   


                                    

Magda Soares

                                     


“É preciso desmanchar essa idéia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças”.
Magda Soares.


   Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE - da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação. É autora de diversos livros.
 
Currículo Acadêmico
 
   Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1953) e doutorado em Didática também pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962). Atualmente é MEMBRO da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, MEMBRO DE COMITE ASSESSOR do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CONSULTA de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior, CONSELHEIRA da Communitee Economique Europeen, PROFESSORA TITULAR da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Livros Publicados
  • Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2002.
  • Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001.
  • Letramento: um tema em três gêneros. 1a.. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. v. 1. 190 p.
  • Literacy Assesment And Its Implications For Statistical Measurement. PARIS - TRADUÇÕES PARA O FRANC: UNESCO, 1992.
  • Metamemória, memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.
  • Português através de textos. São Paulo: Moderna, 1990. v. 4.
  • Alfabetizacao No Brasil: O Estado do Conhecimento. BRASILIA: INEP/REDUC, 1989. 00151 p.
  • Linguagem e Escola: Uma Perspectiva Social. SAO PAULO: ATICA, 1986. 00086 p.
  • Travessia: Tentativa de Um Discurso da Ideologia. BELO HORIZONTE: AMIGOS DO LIVRO, 1982. 00095 p.
  • CAMPOS, E. N. . Técnica de Redação: as articulações lingüísticas como técnica de pensamento. RIO DE JANEIRO: AO LIVRO TECNICO, 1978. 00191 p.
  • Comunicação em Língua Portuguesa (Coleção Didática - 4 Volumes). RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1975.
   Fontes:

Jornal O Globo

Artigo - Alfabetização e Letramento - Magda Soares[1]
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CAMINHOS E DESCAMINHOS Magda Soares, Revista Pátio n.29 fev/abr 2004
Fotos: Rejane Farias.

WIKIPÉDIA

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