quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Brasileiros ganham cartilha de segurança na web



Visando proteger os internautas brasileiros contra ataques digitais, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) lançou nesta segunda-feira, 26, a ‘Cartilha de Segurança para Internet’ com dicas para proteger os usuários contra golpes e fraudes na rede.

A cartilha é acompanhada por slides, licenciado sob Creative Commons, os temas mais abordados são os que lideram a lista de crimes na internet, como o uso de páginas falsas, sites de compras e leilões, prática conhecida com phishing que consiste em roubar dados pessoais do usuário para usar em transações financeiras.

Entre as orientações, lembra que o usuário deve estar atendo a elaboração de senhas para efetuar compras no mercado virtual e usar computadores seguros, bem como ampliar a busca por sites de confiança e sempre desconfiar das ofertas relâmpagos.

O texto contém dicas e recomendações de como usar a internet de forma mais segura, apresentando conceitos e significados de alguns termos que poderão auxiliar ao usuário na preservação da sua privacidade na web.

Este é o terceiro volume criado pelo CERT.br sobre a segurança no mundo digital, os dois anteriores foram “Rede Sociais” e o Senhas, também disponíveis no site do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. A ideia é conscientizar o usuário a usar internet com mais segurança, principalmente, porque cada vez mais brasileiros compram na grande rede, registrando um aumento de 69% entre 2010 e 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário