segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Município supera meta e reduz índice de analfabetismo funcional com quatro anos de antecedência.




Autor: Flávia David

A rede municipal de educação do Rio superou a meta de redução do  índice de analfabetismo funcional com quatro anos de antecedência. Os dados são da Secretaria Municipal de Educação. Em 2009, quando a atual gestão assumiu, 13,60% dos alunos matriculados no 4º, 5º e 6º anos da rede eram considerados analfabetos funcionais. Ou seja, cerca de 28 mil estudantes não compreendiam o que liam. Foi iniciado, então, um reforço com o auxílio de mais de mil professores para mudar esse quadro. No final de 2012, esse índice caiu para 4,13%, ou 7.200 alunos. A meta da secretaria era chegar a 5% até 2016.


A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, credita o sucesso deste trabalho ao esforço conjunto de todos os profissionais da rede:


- O resultado, já com quatro anos de antecedência, mostra que estamos no caminho certo. Temos um corpo de professores engajados e comprometidos com o processo de alfabetização. Em 2009, quando identificamos 28 mil analfabetos funcionais nessas séries, decidimos agir em duas frentes: realfabetizar as crianças por meio de um poderoso sistema de reforço escolar e melhorar a alfabetização inicial. É um resultado muito bom e desafiante.


A secretária garante que nos próximos quatro anos o esforço para reduzir o número de analfabetos funcionais na rede será ainda maior:


- Este resultado nos desafia a avançar ainda mais. Por isso, queremos consolidar nosso processo de alfabetização. Já criamos o Pacto Carioca pela Alfabetização no 1º Ano, que prevê que todos os nossos alunos sejam alfabetizados com seis anos de idade. Com a criança mais bem alfabetizada, temos mais condições de trabalhar melhor Ciências, História, Matemática, Artes e, assim, construirmos um ensino com mais qualidade.
 


O Pacto Carioca pela Alfabetização foi assinado em julho de 2012 com os diretores das escolas de primeiro segmento e representantes das dez Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s), quando foi assumido o compromisso de alfabetizar 47.733 alunos ao final do 1º ano. O município já havia aderido ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa do Ministério da Educação (MEC) que prevê a alfabetização dos alunos ao final do 3º ano.


O Pacto Carioca estabelece três metas: toda criança ao final do 1º ano deve ser capaz de ler um texto adequado a sua faixa etária; ao final do 3º ano os alunos devem estar com a alfabetização consolidada; e toda criança da Educação Infantil deverá está imersa em um ambiente letrado, começando o processo de alfabetização.


Com o objetivo de assegurar o sucesso da inciativa, a secretaria também levou os pais e responsáveis a assinarem um termo de compromisso em que garantem não permitir que seus filhos faltem às aulas. As famílias são convidadas a participar da vida escolar dos alunos, seja “fiscalizando” sua frequência às aulas, acompanhando a realização das tarefas escolares ou participando de reuniões periódicas e encontros promovidos pela escola, entre outras ações.

 
Para garantir uma aprendizagem bem sucedida, a secretaria acompanha o desempenho dos alunos através de reuniões sistemáticas, com todos os envolvidos, que permitem sua avaliação, além de um acompanhamento mensal da proficiência de leitura e escrita de cada um, por meio de planilhas. Também são realizadas provas bimestrais e as avaliações Alfabetiza Rio e Prova Rio. A partir dos resultados obtidos, decide-se ou não por novas ações de Reforço Escolar que atendam às demandas específicas.


Veja abaixo detalhes da meta superada:

Março de 2009
Número de alunos matriculados no 4°, 5° e 6° anos: 205.870
Número de analfabetos funcionais: 28.000
Percentual de analfabetos neste grupamento: 13,60%

Dezembro de 2009
Número de alunos matriculados no 4°, 5° e 6° anos: 188.116
Número de analfabetos funcionais: 15.000
Percentual de analfabetos neste grupamento: 8%

Novembro de 2010
Número de alunos matriculados no 4°, 5° e 6° anos: 179.955
Número de analfabetos funcionais: 13.000
Percentual de analfabetos neste grupamento: 7,20%

Dezembro de 2011
Número de alunos matriculados no 4°, 5° e 6° anos: 167.430
Número de analfabetos funcionais: 11.000
Percentual de analfabetos neste grupamento: 6,50%

Dezembro de 2012
Número de alunos matriculados no 4°, 5° e 6° anos: 174.316
Número de analfabetos funcionais: 7.200
Percentual de analfabetos neste grupamento: 4,13%
 

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