segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Prefeitura divulga esquema operacional para o Carnaval de Rua 2013



492 blocos vão desfilar este ano, levando cerca de 6 milhões de foliões às ruas



A Prefeitura do Rio divulgou nesta quarta-feira (23/01) o esquema operacional para o Carnaval de Rua 2013, que vai levar cerca de 6 milhões de foliões às ruas da cidade, em 492 blocos e 700 desfiles. A principal recomendação é que os motoristas evitem se deslocar por locais com desfiles de grande concentração de pessoas e que os foliões optem pelo transporte público. Todos os blocos serão monitorados em tempo real por câmeras do Centro de Operações Rio e terão seus dados georreferenciados no telão da Sala de Controle, permitindo que os operadores conheçam o trajeto, a quantidade de foliões e o horário marcado para os desfiles de cada bloco.


- A prefeitura tem investido muito em tecnologia, equipamentos públicos e em uma operação de trânsito ainda mais eficiente para fazer o melhor carnaval de todos os tempos, tanto para o folião quanto para o morador da cidade. Queremos um carnaval em sintonia com todos os cariocas – disse o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Viegas Figueira de Mello.


A partir do próximo fim de semana – e até o fim de semana posterior ao carnaval - a CET-Rio vai trabalhar em esquema especial, monitorando as áreas dos desfiles e implantando operações especiais de tráfego nas regiões próximas aos blocos com maior número de foliões. Também será providenciada sinalização específica para os locais onde haverá proibição de estacionamento. O Centro de Operações Rio fará o monitoramento de todos os eventos, permitindo que os técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.

 Para evitar o acúmulo de lixo nas ruas, a Comlurb preparou uma megaoperação com cerca de 1.050 garis trabalhando por dia, específicos para o carnaval. Todas as vias da cidade por onde passarão os blocos serão atendidas com os serviços de limpeza.


O MetrôRio circulará em esquema especial, sem interrupção, das 5h de sexta-feira (08/02) às 23h de terça-feira (12/02), com extensão até as 2h de quarta-feira (13/02) nas estações Central, Praça Onze e Ipanema/General Osório. A partir do meio-dia de sábado (09/02), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e Ipanema/General osório sem transferência.


Ambulantes
Só poderão trabalhar nos blocos os cinco mil ambulantes credenciados, que devem atuar com colete, credencial e isopor padronizado.


Reboques
A SEOP vai operar diariamente com 26 reboques em vários pontos da cidade para coibir o estacionamento irregular durante o Carnaval. A retirada de veículos apreendidos será feita normalmente, mesmo durante os dias de Carnaval, nos horários de 8h às 17h, no depósito da Prefeitura localizado na Rua Benedito Hipólito, nº 218, Estácio.


Banheiros químicos
Este ano a cidade contará com 17.200 posições de banheiros químicos, entre cabines e contêineres, 2.200 a mais que em 2012.


RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

- Não ir de carro aos desfiles. Usar transporte público coletivo.
- Respeitar os locais de proibição de estacionamento e prestar atenção aos horários.
- Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os desfiles, procurando rotas alternativas para seus trajetos.
- Pedestres só devem fazer a travessia nos locais onde há sinais.
- É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada nas áreas onde ocorrerão os desfiles.


A organização do carnaval contará com administração de 492 blocos de rua cadastrados pela RIOTUR, que somarão cerca de 700 desfiles em sete regiões da cidade: 148 (Zona Sul); 91 (Zona Norte); 87 (Centro); 57 (Grande Tijuca); 47 (Barra); 37 (Zona Oeste) e 25 (Ilha). A listagem dos blocos com a programação completa, incluindo datas, horários e trajetos, está disponível no site www.rioguiaoficial.com.br, na área destinada a carnaval.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário