quinta-feira, 4 de outubro de 2012

SUBSECRETÁRIA MUNICIPAL DE ENSINO INAUGURA DOIS ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ZONA OESTE


Unidades, em Campo Grande e Santa Cruz, ampliam o atendimento em creche na região em mais 300 vagas

03/10/2012  » Autor: Joana Martins

A subsecretária municipal de Ensino, Helena Bomeny, inaugurou nesta quarta-feira (dia 03), dois novos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) na Zona Oeste, resultando em um total de 98 EDIs na cidade. A primeira unidade inaugurada foi o EDI Ludmila Máximo Moreira Cardoso, em Campo Grande, seguido do EDI Carmen Fraga de Araújo, em Santa Cruz. As unidades ampliam o atendimento em creche na região em mais 300 vagas. Desde 2009, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já inaugurou 53 EDIs na Zona Oeste da cidade, sendo seis em Campo Grande e outros cinco em Santa Cruz, contando com as inaugurações dessa quarta-feira. Até o fim do ano, está prevista a inauguração de mais seis EDIs em Campo Grande e de um em Santa Cruz. 

De acordo com a subsecretária de Ensino, Helena Bomeny, é uma enorme satisfação inaugurar esses espaços. Segundo ela, toda criança precisa de uma Educação Infantil de qualidade.

  – Quando a criança inicia sua vida escolar com professores e agentes auxiliares de creche, em um espaço como este, ela só tende a ter um futuro brilhante. Pois, consegue passar pelas próximas fases do ensino sem dificuldades – afirma.

Os EDIs Ludmila Máximo Moreira Cardoso e Carmen Fraga de Araújo terão capacidade para atender, cada uma, até 150 crianças. As unidades foram construídas pela Secretaria Municipal de Obras, por meio da RioUrbe, com investimento de R$2,7 milhões cada. Os EDIs contam com quatro salas de atividades, biblioteca, solário, além de áreas administrativas.

A primeira inauguração contou com a apresentação de sapateado das alunas do Clube Escolar de Campo Grande. Durante a inauguração do EDI Carmen Fraga de Araújo, os alunos da banda do CIEP Roberto Morena fizeram uma homenagem a ex-diretora, que agora dá nome ao EDI.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem ampliando a oferta de vagas em creches na cidade, a partir da meta de criação de mais 30 mil novas vagas até o fim de 2012. Desde 2009, já foram criadas 22.953 novas vagas em creche na cidade, com a inauguração de 98 EDIs, a adaptação de 98 escolas e de unidades já existentes e a ampliação das creches conveniadas. 



EDI: NOVO MODELO DE ATENDIMENTO À PRIMEIRA INFÂNCIA

Dentro de um novo modelo de atendimento à Primeira Infância, a Secretaria Municipal de Educação, criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), que integra, no mesmo ambiente, a creche e a pré-escola. Nos EDIs, as crianças são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas a partir, por exemplo, da convivência com os livros e também a partir de materiais apropriados. O novo modelo atende crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses.

Para garantir um atendimento de qualidade, cada sala de atividade nas creches conta com um professor de Educação Infantil. Para isso, a Prefeitura criou o cargo de professor da Educação Infantil e está convocando mais 3.017.

Cada EDI tem uma biblioteca/brinquedoteca especializada na primeira infância. Além disso, as unidades contam com uma Sala de Primeiros Atendimentos, onde um agente de saúde verifica a carteira de vacinação e fornece orientações de higiene às crianças e também responsáveis, entre outras atribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário