quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Conecta 2012




O Sistema FIRJAN realiza nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Convenções SulAmérica, a segunda edição do Conecta, evento que tem por objetivo discutir como a tecnologia vem transformando o ensino e a aprendizagem em sala de aula; e o papel do professor neste novo cenário. Quatro mil educadores da rede pública e particular de ensino, universidades, rede SESI/SENAI e profissionais ligados ao tema tecnologia e educação de todo o país participarão do evento.

A programação conta com o lançamento do capítulo brasileiro do Horizon Report, um dos principais estudos mundiais sobre o uso de tecnologias na educação, conferências, palestras técnicas, oficinas e a exposição "Sala de aula do futuro", que apresentará as novas tecnologias que podem ser usadas na educação.
Entre os convidados internacionais, o destaque é a participação do professor José Pacheco, educador português mundialmente conhecido pelo trabalho realizado na Escola da Ponte, no Porto. Em conferência, Pacheco falará sobre sua experiência a partir de exemplos de sucesso e tentará desmistificar questões relacionadas à formação tecnológica nas escolas.

Nas palestras técnicas, que serão realizadas nos dois dias de evento, das 14h às 17h30, serão trabalhados os temas conteúdo, formação, infraestrutura e tendências. Entre os palestrantes, estão representantes da Livox, Fundação Victor Civita, USP, Fundação Lemann, Colégio Embaixador José Bonifácio, PUC, Editora FTD, Educopédia, NMC e Abciber.
Já as oficinas abordarão a "Utilização das redes sociais a favor da educação", "Ferramentas da web para o uso do professor", "Uso de games em ambiente educacional", "Como elaborar livros digitais", "Como utilizar repositório de objetos" e "Criando vídeo-aulas". A programação acontece no período da tarde e as inscrições são feitas antecipadamente.

A exposição "Sala de aula do Futuro" terá sete espaços inovadores, com projetos e práticas educacionais existentes no SESI/SENAI do Rio, entre eles simuladores virtuais, games e rede educacional colaborativa, e poderá ser visitada durante todo o evento.
Os resultados do Horizon Report serão a base do debate sobre "Educação e Desenvolvimento".
Veja a programação:
21/11/2012

10h às 11h - Credenciamento
11h às 11h30 - Abertura
11h30 às 13h - Debate: Educação e Desenvolvimento. Debatedores: Merval Pereira (O Globo); Cristiana Lobo (Globo News), André Lahóz (Exame) e Gilberto Dimenstein (Folha de S.Paulo). Mediação: Augusto Franco, diretor geral do Sistema FIRJAN.
13h às 14h - Almoço
14h às 17h30 - Palestras técnicas
Oficinas e exposição durante toda a programação

22/12/2012

8h às 9h - Credenciamento
9h às 10h30 - Conferência com o professor José Pacheco
10h30 às 12h - Debate com Cristiana Mattos Assumpção (Colégio Bandeirantes), Andréia Vitorino Marcos (UAPI / Escola Instituto Monsenhor Hipólito em Picos - PI), Gisele Cordeiro (SME -RJ / CEDERJ / Observatório Educação e Cidade (UFRJ-PUC). Mediação: Cora Rónai
12h30 às 14h - Almoço
14h às 17h30 - Palestras técnicas
Oficinas e exposição durante toda a programação



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/7,65505,Conecta-2012-reune-4-mil-educadores-de-todo-o-pais.html#ixzz2Cqqbbcsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário