quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Desfile Cívico na Pavuna


   Hoje, 06 de Setembro, tivemos o último Desfile Cívico da nossa CRE. Foram quatro dias de trabalho intenso! Tivemos sol, chuva, frio e a participação voluntária de oitenta e sete unidades escolares (municipais, estaduais e particulares) unidas num só propósito: o civismo.  .
   O desfile aconteceu na rua Mercúrio na Pavuna, com a participação de seis bandas, dezessete escolas municipais e quatro colégios particulares.
   Numa manhã de céu claro e sol forte, as escolas exibiram para o "mar de gente” presente no evento um pouco do que é trabalhado no ambiente escolar. As bandas HG E TGM das escolas municipais Hilton Gama e Telêmaco G. Maia deram show e fizeram todos os presentes dançar! A banda do Colégio Mercúrio fechou com chave de ouro o desfile.
    Agradecemos a parceria da Guarda Municipal, da CET-Rio, da Regional, da equipe 6a CRE e todos que de alguma forma contribuíram para que o nosso evento tenha sido um sucesso. Até 2013!!!

Para refletir:

   "É necessária uma educação cívica aos indivíduos da contemporaneidade. Não um civismo com resquício de militarismo, mas um civismo que tem conhecimento do seu país, que nutre o orgulho de ser brasileiro, de ser um país com tantas riquezas materiais, físicas, sociais, filosóficas, biológicas e também econômicas, que contribuem para ampliar a visão de mundo, de pessoas e das coisas.
   Civismo para saber quais são os deveres de cada sujeito atuante e participante da sociedade em que vive, bem mais do que a exigências dos direitos tão exigidos atualmente por nós, sujeitos pertencentes desta sociedade. Um civismo que faz sentirmos a poesia e o sentido de cada palavra expressada nos hinos do nosso país.

   Falar de civismo é falar de  atitudes e comportamentos que  os cidadãos manifestam no cotidiano em defesa ou no resgate de certos valores e práticas assumidas para fundamentar uma vida coletiva com o objetivo de preservar a harmonia e o bem-estar de todos."

Trecho da obra: A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI/idealizadas e dirigidas por Edgar Morin; tradução de Flávia Nascimento. Bertrand Brasil, 2001.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário