terça-feira, 11 de setembro de 2012

Maratona Escolar Ariano Suassuna


SME - Secretaria Municipal de Educação 

                                  ATÉ 24/09!!!!





EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO LANÇA MARATONA ESCOLAR ARIANO SUASSUNA EM PARCERIA COM A ABL

Alunos dos 8° e 9° Anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos participarão de palestras dos imortais da Academia e irão escrever uma redação sobre a vida e obra de Ariano Suassuna

 Autor: Marcelo Gazzaneo

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, e os imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) Evanildo Bechara, que representou a presidente da entidade, Ana Maria Machado, Arnaldo Niskier e Carlos Nejar, lançaram a Maratona Escolar Ariano Suassuna, nesta terça-feira (dia 10), na sede da ABL, no Centro.  Em parceria com a Academia, a Maratona Escolar faz parte do programa Rio, uma Cidade de Leitores, que tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores das escolas da Prefeitura. Este ano a maratona tem como tema o professor e dramaturgo Ariano Suassuna.
  
Na cerimônia, a secretária de Educação, Claudia Costin, lembrou da importância da Maratona para os alunos das escolas da Prefeitura, além de elogiar a escolha da obra de Ariano Suassuna como tema do concurso deste ano.

– A obra de Ariano Suassuna está presente nas nossas escolas, na nossa tradição. Para nossos alunos, será uma experiência muito importante pela valorização do que é nosso na obra de Suassuna. E a Maratona vai permitir que os alunos mergulhem ainda mais não apenas na literatura do autor, mas nas nossas tradições – comentou a secretária Claudia Costin.

A ação é destinada aos alunos do 8° e 9° Anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos que assistirão a 11 palestras ministradas por membros da ABL. Ao fim da Maratona, os alunos irão escrever uma redação apresentando a sua visão sobre a vida e obra de Ariano Suassuna. As escolas, Coordenadorias Regionais de Educação e Secretaria Municipal de Educação irão selecionar as 30 melhores redações para a avaliação da Academia Brasileira de Letras. Desses 30 textos, seis serão premiadas (cinco do Ensino Fundamental e uma da Educação de Jovens e Adultos) com um kit de livros e certificados. Além disso, todas as escolas que têm alunos do 2° segmento receberão, para as suas Salas de Leitura, livros do autor homenageado.

Ao discursar, o acadêmico Ivanildo Bechara elogiou, em nome da ABL, a iniciativa da Secretaria de Educação em promover o hábito da leitura nos alunos e a parceria com a entidade, por meio da Maratona Escolar, que está na sua quarta edição.

– A Academia se sente honrada em abrigar, mais uma vez, a Maratona Escolar. É mais uma oportunidade que os alunos têm para ler nossos autores e entrar na nossa história – enfatizou o imortal Evanildo Bechara.

A Maratona Escolar, que homenageou Euclides da Cunha em 2009, Rachel de Queiroz em 2010 e Érico Veríssimo em 2011, tem por objetivo estimular a criatividade do aluno por meio da escrita e da leitura, promover o enriquecimento cultural da comunidade escolar e desenvolver, por meio do domínio da leitura, o espírito crítico de cada estudante.

PROGRAMA RIO, UMA CIDADE DE LEITORES

Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o programa Rio, Uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino. O Programa tem como eixos norteadores: composição de acervos de literatura para as escolas, creches e bibliotecas escolares; formação de mediadores de leitura e desenvolvimento de ações educacionais e culturais de estímulo à leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário