terça-feira, 18 de setembro de 2012

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, CLAUDIA COSTIN, INAUGURA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA)


A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inaugurou na sexta-feira (dia 14) o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), na Maré. O CEJA tem como objetivo elevar a escolaridade de adultos que interromperam os estudos no passado e desejam voltar a cursar o Ensino Fundamental. A unidade tem capacidade para atender 430 alunos em cursos semipresenciais. Em 2013, o CEJA Maré será a primeira unidade da rede a oferecer educação à distância na modalidade jovens e adultos. A nova unidade foi construída pela Secretaria Municipal de Obras, por meio da RioUrbe, com investimento de R$700 mil, e possui salas climatizadas, refeitório e auditório.


A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, acompanhou a cerimônia de inauguração do CEJA, que contou também com a apresentação do Coral de Vozes da Comlurb e da orquestra do projeto Maré do Amanhã composta por alunos do CIEP Operário Vicente Mariano. De acordo com a secretária, os moradores da Maré terão mais uma oportunidade de retomarem os estudos com a criação do CEJA.

- Em 2000, o adulto brasileiro tinha em média 4,9 anos de escolaridade. Hoje já evoluímos, o brasileiro estuda em média 7,4 anos, mas podemos melhorar ainda mais. Estudar oferece mais renda, segurança e oportunidades. Com estudo podemos realizar os nossos sonhos. Desejo que as famílias dos nossos alunos voltem a estudar e que a Maré em paz tenha a possibilidade de sonhar com um futuro melhor – contou a secretária de Educação.

O projeto pedagógico do CEJA seguirá os parâmetros curriculares do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), realizado em diversas escolas da rede municipal. No CEJA Maré, os alunos terão aulas semipresenciais. No entanto, terão que assistir a duas horas diárias de aulas presenciais, que serão oferecidas em seis turnos, nos períodos da manhã, tarde e noite. A unidade oferece vagas para as turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental para Jovens e Adultos.

De acordo com a gerente de Educação de Jovens e Adultos, Flora Prata, o CEJA foi pensado especialmente para o jovem e o adulto que parou de estudar.

- A educação é um direito de todos e o CEJA vai ajudar os jovens e os adultos que querem voltar a estudar. O método, o material didático, a mobilidade de horário, a articulação com as outras escolas para que os pais possam deixar seus filhos e venham estudar, tudo foi feito para incentivar os moradores da Maré – revelou a gerente.

Os alunos interessados em estudar no CEJA Maré poderão efetuar as inscrições a partir da próxima segunda-feira (dia 17), na própria unidade (Av. Guilherme Maxwell, 107, Bonsucesso, Maré - referência: antigo prédio do SESI Maré). Só poderão se inscrever no CEJA, alunos com, no mínimo, 17 anos completos. Além disso, os interessados devem apresentar a declaração de escolaridade ou o histórico escolar e cópia da certidão de nascimento ou casamento.

SOU PAI, SOU ALUNO
Além do CEJA, a Secretaria Municipal de Educação possui outros projetos para estimular os adultos a retomarem os estudos. Um exemplo disso é o projeto Sou pai, Sou Aluno, que incentiva pais e responsáveis, que não iniciaram ou não concluíram o ensino fundamental, a voltar a estudar na mesma escola do filho. O objetivo é, além de oferecer estudos aos pais, fazer com que a família participe mais dos estudos das crianças.

O Sou Pai, Sou Aluno é elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA).Todas as unidades escolares que possuem PEJA participam do projeto Sou Pai, sou Aluno.  Os pais/responsáveis interessados em estudar em uma das unidades que oferecem PEJA deverão procurar a Unidade Escolar mais próxima da sua residência ou trabalho para se matricular normalmente. A relação das escolas municipais que oferecem PEJA está disponível no site www.rio.rj.gov.br/sme.

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio/principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário