sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Instituições de ensino do Rio conveniadas ao Fies


Cidade tem 34 faculdades credenciadas no programa de financiamento.
Estudantes com renda familiar de até 20 salários mínimos podem se cadastrar.


O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma boa opção para os jovens que sonham em cursar o ensino superior, mas não têm dinheiro para arcar com as despesas de mensalidade. Estudantes com renda familiar mensal de até 20 salários mínimos podem se inscrever no programa de financiamento do Ministério da Educação. Na cidade do Rio de Janeiro, há 34 universidades conveniadas, entre elas, a Puc-Rio, Cândido Mendes, Veiga de Almeida, Estácio de Sá, entre outras. A lista completa das instituições está no site: (http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html).
Para se habilitar ao Fies, os estudantes devem se inscrever no site do programa (http://sisfiesportal.mec.gov.br). Na sequência, as informações do cadastro são checadas pela comissão de acompanhamento do Fies na universidade escolhida. O prazo de aprovação é de dez dias. Com o financiamento aprovado, o aluno procura o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica.
Sem fiador
Estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, bolsistas do Pro-Uni e alunos de cursos de licenciatura podem recorrer ao fundo de garantia das operações de crédito educativo (FGEduc) - uma espécie de seguro-fiança, que dispensa o fiador.

As faculdades conveniadas ao Fies são remuneradas com certificados do Tesouro Nacional, que são usados para quitar contribuições previdenciárias e dívidas com a Receita Federal. No entanto, nem todas as faculdades credenciadas aceitam o Fies como 100% do pagamento.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário